8 de abril - Dia Nacional do Sistema Braille

Departamento: 
Método beneficia as 6,5 milhões de pessoas portadoras de deficiência visual no Brasil
 
O braille é um sistema de escrita e leitura baseado na percepção pelo tato destinado a pessoas que têm deficiência visual. Atualmente, elas contam também com recursos na área da informática para acessar conteúdos e se comunicar na rede mundial de computadores, a internet.
De acordo com dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem no país 6,5 milhões de pessoas portadoras de deficiência visual, equivalente a 3,5% da população, sendo 582 mil cegas e seis milhões acometidas apenas por deficiência visual, classificada como baixa visão.
O sistema foi criado por Louis Braille, um jovem francês que ficou cego aos três anos de idade, e cuja invenção mudou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, disse Regina Fátima Caldeira de Oliveira, coordenadora da Revisão Braille da Fundação Dorina Nowill para Cegos. 
— Com o braille, os cegos ganharam maior independência, autonomia e segurança, fatores indispensáveis à autoestima do ser humano.
A instituição do Dia Nacional do Braille no Brasil homenageia o dia de nascimento do primeiro professor cego brasileiro, José Álvares de Azevedo, que estudou o método em Paris e passou a ensiná-lo e a difundi-lo no Brasil, tendo recebido o título honorífico de Patrono da Educação dos Cegos no Brasil.
A primeira apresentação do braille foi feita por seu autor em 1825. A escrita e a leitura por meio de pontos em relevo em um tabuleiro baseiam-se na combinação padrão de seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos, permitindo a formação de 63 caracteres diferentes. 
Dessa forma é possível a identificação das letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética e até entender grifos de musico grafia.
Os cegos e deficientes visuais contam no momento com programas de computador que também ajudam a melhorar a sua qualidade de vida. É possível acessar conteúdos e se comunicar pela internet. O aparato disponível envolve softwares que fazem a leitura de textos por meio de sintetizadores de voz. 
No Instituto de Cegos do Brasil Central em Uberaba o Departamento CAP- Centro de Apoio Pedagógico conta com toda essa estrutura com a finalidade de acolher pessoas portadoras de deficiência visual e cegas. 
Twitter icon
Facebook icon
e-mail icon