O Selo

O que é?

O Selo Social “Empresa Amiga das Diferenças- Por um Brasil Melhor” é um programa de marketing social que tem como finalidade a promoção de informações para a prevenção e tratamento de problemas da visão através de ações de empresas privadas em parceria com o Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC).

Com o apoio e o incentivo destas empresas o programa busca multiplicar ações e informações com o objetivo de diminuir estatísticas negativas em relação à deficiência visual e seu principal agravante: o preconceito, mostrando que ser amigo das diferenças é uma capacidade grandiosa de quem consegue enxergar com os olhos do coração.

O Selo Social “Empresa Amiga das Diferenças” oferece as empresas a oportunidade de comunicar aos seus clientes, prospects e sociedade civil sua iniciativa ao apoiar à causa da deficiência visual através do uso de um SELO SOCIAL estampado em seus produtos, embalagens, material de propaganda e notas fiscais.

 

Objetivos do Selo

  • Mobilizar empresas para o desenvolvimento e a criação de ações sociais voltadas para os principais problemas da deficiência visual no Brasil;
  • Promover a conscientização da população sobre a importância de exames e tratamentos;
  • Apoiar ações e projetos de importante relevância e impacto social em relação à deficiência visual, e com isso diminuir a incidência de problemas irreversíveis;
  • Promover o respeito às diferenças no Brasil, contribuindo diretamente para uma mudança social de médio prazo em estatísticas;
  • Criar uma rede de comunicação entre as “Empresas Amigas da Diferenças” para troca de experiências e evolução em suas ações sociais.

 

Como funciona?

As empresas interessadas em comunicar sua preocupação e ação pelas diferenças, em especial pela deficiência visual, deverão solicitar através da Carta Compromisso o direito de uso da marca Empresa Amiga das Diferenças- Por um Brasil Melhor- ICBC.

O direito de uso será concedido mediante dois compromissos assumidos e efetuados pela empresa para o prazo determinado e prorrogável automaticamente de 12 meses.

 

Descrição dos compromissos

  1. Critério Ação Social: Praticar ações sociais internas ou externas com foco no respeito às diferenças;
  2. Critério Apoio Social: Contribuir mensalmente com o ICBC, garantindo assim o atendimento, o ensino, tratamento e oficinas especiais para deficientes visuais.

 

SUGESTÕES de ações sociais para empresas

  • Oferecer exames oftalmológicos aos funcionários e comunidade;
  • Imprimir e distribuir cartilhas explicativas sobre problemas da visão, tratamento e prevenção;
  • Apoiar projetos e campanhas voltadas à deficiência visual (em parceria com o ICBC ou outra organização);
  • Oferecer palestras informativas para funcionários /comunidade;
  • Adotar financeiramente um deficiente visual (alimentação, educação, material didático, oficinas especiais);
  • Fazer doações frequentes de produtos e serviços para ONGs da área de deficiência visual ou múltiplas deficiências;
  • Desenvolver ação de promoção como parte da renda destinada ao ICBC;
  • Criação de produto específico para a campanha como exemplo, estampar a marca do Selo em camisetas, sacolas, marcadores de livro, notas fiscais, e outros.

 

Vantagens de ser uma Empresa Amiga das Diferenças

  1. Valorização da imagem institucional da empresa, influenciando positivamente no resultado positivo de vendas;
  2. Direito de uso do Selo em produtos, propaganda e embalagens como ferramenta de comunicação social para clientes e sociedade;
  3. Diploma do ano vigente de titularidade de “Empresa Amiga das Diferenças- Por um Brasil Melhor” emitido pelo ICBC;
  4. Espaço na página eletrônica do ICBC.

 

Para onde irão os recursos financeiros arrecadados com o selo “Empresa Amiga das Diferenças- Por um Brasil Melhor”?

Os recursos serão repassados para a realização e implantação de projetos educacionais, sociais, esportivos, culturais, de saúde e atendimentos diversos para pessoas cegas, com baixa visão e múltiplas deficiências atendidas no ICBC.

 

Idealizador do Projeto- ICBC- Instituto de Cegos do Brasil Central

Rua Marquês do Paraná, nº 351

Bairro: Estados Unidos- Uberaba (MG) CEP: 38015-170

(340 3321-5546  e-mail: marketingsocial@icbcuberaba.org.br

 

Twitter icon
Facebook icon
e-mail icon