QUEM SOMOS

 

Fundado em 25 de Agosto 1942, através da inciativa de dois jovens, os professores Antônio Simões Borges e Clever Novais o Instituto de Cegos do Brasil Central- ICBC é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, beneficente, de assistência social, educacional e de saúde, sendo uma das maiores e mais respeitadas entidades no tratamento de pessoas com deficiências visuais no sudeste, atendendo atualmente todo o Triângulo Sul, além de municípios de todo o Brasil.

O Instituto funcionou, inicialmente, em caráter provisório, na Rua da Constituição n° 8, em seguida na Rua Padre Zeferino n° 41 e em 1945 com o apoio substancial da Loja Maçônica Estrela Uberabense, que doou o terreno onde hoje funciona em sede própria está magnânima entidade beneficente.

Há mais de 75 anos tem como missão aprimorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, oferecendo meio para o desenvolvimento de suas habilidades e talentos, da promoção de sua cidadania e do atendimento educacional, artístico, esportivo, cultural, de saúde, lazer e trabalho.

O ICBC, conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que tem a função de criar, desenvolver e executar projetos nas áreas de Saúde, Educação, Esportes, Cultura e Lazer. Além de prestarem atendimentos sociais para pessoas deficientes visuais, com baixa visão e múltiplas deficiências.

Possui certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social desde 1963. Reconhecido como Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

Os atendimentos sãos diários, sempre de segunda-feira a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, atendendo em média 209 pessoas oferecendo serviços gratuitos de habilitação e reabilitação para crianças, adolescentes, adultos e idosos cegos e com baixa visão com pessoas oriundas dos mais diversos municípios de todas as regiões do país, todavia, a grande maioria é composta de cidadãos do Triângulo Mineiro, que não conta com nenhuma outra entidade nos mesmos moldes, dimensões e estrutura que o ICBC dispõe.

O Instituto de Cegos do Brasil Central mantém regularmente Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais); Apoio Educacional à Rede Regular de Ensino; Adaptação, Transcrição, e Impressão em Braille e Ampliação de Livros Didáticos, Paradidáticos e Literários; Avaliação Funcional da Visão; Estimulação Visual; Informática Adaptada; Orientação e Mobilidade; Estimulação Sensorial; Estimulação Essencial; Atividades de Vida Diária; Leitura e Escrita Braille; Oficina de Artesanato; Sala de Atendimento Educacional Especializado; Capacitação e Inserção no Mercado de Trabalho; Cursos de Capacitação na Área da Deficiência Visual para Profissionais da Educação, Saúde , Assistência Social e atividades esportivas.

Mantém-se por meio de parcerias com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, de Educação, de Saúde; Secretaria Estadual de Educação. Recebe doações voluntárias de sócios contribuintes, dos usuários da “Quadra de Esportes Doutor Odilon Fernandes” e de recursos oriundos doações da comunidade em geral.

Promove diversos eventos para angariar fundos (venda de galinhada, de pizza, de camisetas), dentre os quais se destacam o Bazar das Voluntárias do ICBC.

Entretanto, sua receita é sempre insuficiente, dessa forma, o ICBC vem envidando esforços na ampliação de parcerias, a fim de atender à demanda atual e ampliar a atenção à ampla demanda reprimida.

Em 04 de abril de 2003 foi condecorado através de Lei 13.394, com a Comenda da Paz “Chico Xavier”, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais- ALEMG.

Cientes de que não se constrói paz sem os fundamentos básicos da justiça social, procuramos ainda e sempre alcançar meios de capacitação e inserção plena do deficiente visual na sociedade.

 

 

Twitter icon
Facebook icon
e-mail icon