Livro Acessível - uma janela para o mundo

Departamento: 

Livro Acessível - uma janela para o mundo

O Departamento de Educação do Instituto de Cegos do Brasil Central, por intermédio do Núcleo de Produção Braille do CAP ICBC, produz transcrição de livros didáticos, paradidáticos e literários para o Sistema Braille desde o ano de 2000.
Com vistas ao desenvolvimento pleno e a efetiva inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão, entre os objetivos deste departamento estão:
 
  • Adaptar, transcrever livros em formato acessível – didáticos, paradidáticos, literários e de lazer.
  • Dar condições de acesso à informação, educação, formação, cultura e lazer para as pessoas com deficiência visual.
  • Gravar livros e revistas em mídias eletrônicas visual.
  • Adaptar e reproduzir tabelas, desenhos, textos, avaliações, entre outros materiais, de acordo com os diversos graus de baixa visão e cegueira.
O Instituto de Cegos do Brasil Central empenha-se no trabalho de inclusão por acreditar ser o caminho mais curto e mais eficiente para que a pessoa com deficiência visual atinja a plenitude de sua cidadania.
Os livros convertidos por meio de técnicas especializadas de adaptação que permitem ao usuário ler qualquer texto, a partir de narração em áudio ou adaptação em caracteres ampliados, além de oferecer opção de impressão em Braille, propiciam a todas as pessoas, especialmente pessoas com deficiência visual, acesso a diversificados conteúdos.
Outros beneficiários desse meio de acesso à leitura serão as pessoas sem destreza manual, a exemplo de alguns tetraplégicos e paralisados cerebrais, uma vez que poderão lê-lo sem a necessidade de virar folhas, bem como as pessoas analfabetas, com deficiência intelectual e com dislexia que assimilam muito melhor a informação escrita quando acompanhada de sua forma falada.
 
A leitura traz consequências sociais, culturais, políticas, linguísticas e cognitivas. Possibilita a comunicação com os outros, a formação pessoal e profissional, desenvolve espírito crítico, constrói a inteligência, a personalidade, propicia momentos de lazer, de estímulo à imaginação ampliando assim conhecimentos de mundo, sendo, pois, fator de desenvolvimento individual e de progresso nacional, consequentemente, a falta de aptidões para ler constitui um elemento incapacitante.
Ao apropriar-se dos conhecimentos advindos de leituras, o indivíduo com deficiência visual terá maiores oportunidades de inserção no mercado de trabalho, consequentemente maiores chances de evoluir sociocultural e economicamente no decorrer de sua vida.
 

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